top of page
  • YouTube - Círculo Branco
  • Whatsapp
  • 90 graus

Novice Karate Group (ages 8 & up)

Público·547 membros

Qual é a diferença real entre CRM e ERP?

Oi, pessoal! Estou tentando entender melhor as diferenças práticas entre sistemas CRM e ERP https://www.tribunadointerior.com.br/cotidiano/diferencas-entre-crm-e-erp-qual-sua-empresa-realmente-precisa/ . Eu sei que os dois são usados por empresas para gerenciar processos, mas ainda fico confuso na hora de distinguir o que cada um realmente faz no dia a dia. Por exemplo, um ajuda mais com vendas e o outro com logística? Ou os dois fazem de tudo? Queria entender em termos mais práticos, tipo: quem usa mais cada sistema, em que momento da operação eles entram, e se é comum as empresas usarem os dois juntos ou escolherem só um. Se alguém puder compartilhar uma explicação mais detalhada, agradeço demais!

13 visualizações
Van Proft
Van Proft
2025년 6월 09일

Por exemplo, quando uma venda é feita no CRM, o ERP entra pra registrar a fatura, baixar o estoque e emitir nota fiscal. O interessante é que muitas empresas acabam integrando os dois sistemas pra que essa troca de informações seja automática. Ou seja, é bem comum usar os dois sim, mas cada um tem seu papel bem definido. O CRM é mais estratégico e voltado pra relacionamento, enquanto o ERP cuida da estrutura operacional e administrativa.

membros

bottom of page