Qual é a diferença real entre CRM e ERP?
Oi, pessoal! Estou tentando entender melhor as diferenças práticas entre sistemas CRM e ERP https://www.tribunadointerior.com.br/cotidiano/diferencas-entre-crm-e-erp-qual-sua-empresa-realmente-precisa/ . Eu sei que os dois são usados por empresas para gerenciar processos, mas ainda fico confuso na hora de distinguir o que cada um realmente faz no dia a dia. Por exemplo, um ajuda mais com vendas e o outro com logística? Ou os dois fazem de tudo? Queria entender em termos mais práticos, tipo: quem usa mais cada sistema, em que momento da operação eles entram, e se é comum as empresas usarem os dois juntos ou escolherem só um. Se alguém puder compartilhar uma explicação mais detalhada, agradeço demais!
Por exemplo, quando uma venda é feita no CRM, o ERP entra pra registrar a fatura, baixar o estoque e emitir nota fiscal. O interessante é que muitas empresas acabam integrando os dois sistemas pra que essa troca de informações seja automática. Ou seja, é bem comum usar os dois sim, mas cada um tem seu papel bem definido. O CRM é mais estratégico e voltado pra relacionamento, enquanto o ERP cuida da estrutura operacional e administrativa.